Conforme anunciado dias atrás pela Caixa Econômica Federal – CEF, passou a valer à partir de hoje, segunda-feira, as novas regras para o crédito imobiliário pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI). Além de aumentar o limite de crédito, a CEF passará a financiar uma parcela maior do valor dos imóveis.
Assim, as condições de financiamento habitacional para as operações com recursos da poupança, sofreram alterações no valor máximo de financiamento que passou de R$ 1,5 milhão para R$ 3 milhões.
As quotas de financiamento também foram alteradas. Para os imóveis usados subiu de 60% para 70% do valor total. Já para imóveis novos, construção em terreno próprio, aquisição de terrenos e reforma ou ampliação, a cota passou de 70% para 80%.
Naquelas operações onde há um interveniente quitante, que são aquelas onde o vendedor tem um financiamento e por isso o comprador terá que quitar o financiamento dele, a quota de financiamento passou de 50% para 70%.
A notícia não agrada somente quem estava procurando por um financiamento imobiliário, mas também aos investidores. De onde vem esse dinheiro para emprestar?
A CEF deve com mais freqüência emitir LCI (Letras de Crédito Imobiliário), que são títulos em que o lastro é um projeto imobiliário.
[button title=”Solicitar contato” link=”https://pedromiguellaw.com/contato/” new_tab=”no”]