Quando um negócio começa a fazer sucesso, é comum que o proprietário receba propostas de pessoas que se interessem em investir no negócio. Geralmente é nesse momento que se começa a pensar: Como franquear o meu negócio?
O Franqueamento vem crescendo no Brasil, a ABF – Associação Brasileira de Franchising prevê que em 2022 haja um crescimento de 9% do faturamento das franquias no Brasil, tornando esse mercado ainda mais atrativo.
Apesar de ser uma alternativa viável e lucrativa de conquistar uma expansão, transformar o seu negócio em uma franquia requer uma série de avaliações para que haja uma gestão profissional que realmente garanta lucros.
Acesso Rápido
O que saber antes de entender “como franquear o meu negócio”?
Antes de saber como franquear o seu negócio é preciso fazer uma análise profunda do negócio nos seguintes aspectos: lucratividade, autossuficiência, processos e capacitação, e, se for fornecedor da rede, avaliar se está preparado e com capacidade suficiente de produção para abastecimento dos franqueados.
Passos que precisam ser feitos para franquear o seu negócio?”
É preciso preparar um plano de negócio, com foco na expansão com franquias, onde serão analisados: mercado, concorrência, competitividade, imagem da marca e simulações de resultados do franqueado e franqueador, entre outros aspectos ligados a expansão.
E também, são as possibilidades de sucesso do franqueado, planilhas financeiras, mapeamento de territórios para expansão e qual é o perfil que você espera de seus franqueados.
Caso queira verificar de forma detalhada o processo de formatação de uma franquia, temos um artigo que explica acerca do assunto.
Além disso, é importante saber que o fato de estar qualificado para franquear o seu negócio, não significa que encontrará interessados que se tornarão compradores do seu negócio de forma efetiva e adequada.
Por mais que o negócio possa expandir de forma rápida com as franquias, é preciso entender que isso não é uma tarefa fácil.
É preciso seguir corretamente os processos diários da operação e registrá-los, ter um suporte jurídico especialista em franquias para elaborar contratos – como a Circular de Oferta de Franquia – ter uma boa equipe, estruturada e competente para treinar e apoiar o franqueado, além de estabelecer os canais para divulgar a marca.
Existe alguma vantagem em franquear o seu negócio?
Uma das vantagens de seu negócio ser franqueado, é que diminui os riscos globais do negócio, pois quando sua empresa começa a abrir outras unidades próprias, você assume o risco total e quando há o sistema de franquias, todos os franqueados dividem esse risco.
É necessário advogado para saber como franquear o meu negócio?
O caminho para franquear um negócio é longo e deve ser cuidadosamente estudado para que o desafio ocorra da melhor forma possível.
Por isso, a melhor maneira de iniciar o Franqueamento do seu negócio, é consultar um advogado especialista em franquias, para que possa avaliar o seu negócio, elaborar os contratos pertinentes e acompanhar todo o processo para que ocorra de forma tranquila e correta.
Sócia da área Cível e de Franquia do escritório Pedro Miguel Law. Formada na Faculdade de Direito FAPAN de São Bernardo do Campo e Pós-graduada em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus. Tem como propósito fornecer maior conhecimento e segurança jurídica aos seus clientes atuando de forma didática e empática.