Antes de entendermos como registrar uma marca no INPI, imagine a seguinte situação:
Você que tem uma empresa, um negócio, ou até mesmo, uma página no Instagram em que vende seus produtos, começa a fazer sucesso, fidelizar o seu público, as pessoas já identificam a sua marca, tudo está dando certo.
Mas de repente alguém te notifica informando que você não pode mais usar o nome e logomarca que identifica a sua empresa, sob pena de condenação civil e até mesmo criminal!
Agora, imagina o prejuízo em ter que alterar toda a identidade de sua empresa!
Não só o logo, como também a fachada de sua eventual loja (por exemplo), os uniformes, materiais, e tudo aquilo que conste o nome da sua empresa…
É isso que pode acontecer quando você não tem uma marca registrada perante o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industria), garantindo a exclusividade de uso em território nacional!
A marca é o patrimônio mais importante da sua empresa, ela será capaz de diferenciar o seu negócio de outros, e que irá atrair e fidelizar os seus consumidores.
Inclusive, o ideal é que a marca seja registrada no INPI, antes mesmo de se iniciar o negócio, assim, evitam-se riscos e prejuízos desnecessários.
E por tudo isso, é que saber como registrar uma marca no INPI é tão importante!
Assim, se você já tem um nome e uma logomarca definidos, vamos listar os passos que deverá seguir: