“Como abrir uma franquia?” Este é um dos questionamentos que mais chegam para nós.
Com este artigo, tentaremos orientá-lo sobre como tomar esta decisão tão importante, e quais os principais pontos para se atentar.
Antes, vale destacar que há diferença entre abrir uma Unidade Franqueada e franquear o próprio negócio.
Aqui, falaremos especificamente para aqueles que desejam abrir uma Unidade de Franquia/abrir uma franquia, ou seja, investir em um modelo de negócio já existente e consolidado, como, por exemplo, uma franquia Cacau Show, Boticário, Mcdonalds, etc.
Nos últimos anos, mesmo com a economia instável, o mercado de franquias tem crescido cada vez mais, justamente por oferecer uma maior segurança a quem está pensando em começar a empreender.
No entanto, não se engane, abrir uma franquia também pode lhe trazer riscos, pois, assim como qualquer outro negócio, uma Unidade Franqueada depende de diversos fatores para que possa alcançar sucesso e gerar lucro.
Por isso, antes de tomar esta decisão, e investir uma grande quantia para abrir uma franquia, é necessário avaliar:
Acesso Rápido
- 1 Você possui perfil de empreendedor?
- 2 Retorno financeiro esperado ao abrir uma franquia
- 3 Qual modelo abrir de franquia?
- 4 Como escolher uma franquia?
- 5 Análise da COF - Circular de Oferta de Franquia
- 6 Assinatura do contrato de franquia e escolha do ponto comercial
- 7 Início da sua Operação
- 8 Quer abrir uma franquia? Precisa de um advogado para te ajudar? Conte-nos seu caso.
Você possui perfil de empreendedor?
A maioria das franquias exige que o Franqueado esteja, diariamente e presencialmente, no negócio.
Isso significa trabalhar todos os dias, inclusive em finais de semana e feriados, sem horário definido. Afinal, você será a pessoa responsável por executar ou gerenciar boa parte dos serviços que envolvem sua Unidade, como parte financeira/contábil, gestão de equipe, limpeza, gestão de estoque, insumos etc.
Ou seja, por mais que receba um modelo de negócio já definido, você deverá verificar diariamente se este modelo está sendo cumprido e de forma satisfatória.
Além disso, deve-se ter em mente que um Franqueado, mesmo com o perfil de empreendedor, deve estar disposto a seguir estritamente as regras definidas pela Franqueadora. Assim, se deseja aplicar suas próprias ideias ao negócio, talvez abrir uma franquia não seja a melhor opção para você.
Retorno financeiro esperado ao abrir uma franquia
Muitas pessoas pensam em abrir uma franquia esperando que, em poucos meses, terão o retorno de todo o valor investido. No entanto, como já ressaltamos, abrir uma franquia não é garantia de sucesso e lucro.
Todo negócio possui riscos e depende também de fatores externos. Um exemplo disso é a pandemia – Covid 19 – que vivemos. E nunca saberemos que surpresa o futuro pode nos reservar.
Por isso, não comprometa a sua renda familiar, pois isso pode lhe causar muitos transtornos no futuro. Alguns especialistas dizem, inclusive, que você deve possuir pelo menos 03 (três) vezes o valor mínimo de investimento inicial na franquia.
Tudo isso, visando a possíveis imprevistos na sua vida, no próprio negócio ou na economia, em geral.
Qual modelo abrir de franquia?
Ultrapassados os dois pontos acima, é hora de começar a definir quais as suas áreas de interesse. Lembre-se de que você irá passar boa parte dos seus dias (nos próximos anos), na franquia que abrir.
E, por esta razão, é tão importante definir sua área de interesse.
Além disso, se você se identifica com o modelo de negócio da franquia, com certeza terá muito mais a contribuir para o sucesso da sua Unidade.
Hoje em dia, há inúmeros modelos de franquia no mercado – estética, tecnologia, escolas, hotéis, alimentação… – e, com certeza, você irá achar um modelo que mais se adeque ao seu perfil.
Assim, além de pensar em como abrir uma franquia, pense também em qual modelo de franquia irá lhe trazer satisfação e motivação diária.
Como escolher uma franquia?
Após definir o valor que possui para investir e o seu perfil de negócio, pesquise muito sobre as franquias que lhe interessam e entre em contato com consultores destas Franquias, para conhecer mais sobre a empresa. Hoje em dia, a maioria das franqueadoras possui um canal específico para novos franqueados em seu site. Além disso:
- Veja há quanto tempo a Franqueadora está no mercado;
- Converse com os demais franqueados da rede de franquias e saiba se eles estão satisfeitos com o suporte e know-how oferecidos pela Franqueadora;
- Visite Unidades Franqueadas e avalie o fluxo de consumidores e a satisfação destes com o produto oferecido – como em sites de reclamação, por exemplo;
- Pesquise possíveis processos contra a Franqueadora/donos da Franquia;
- E, se possível, peça para um advogado especialista fazer uma auditoria sobre a Franquia.
Toda esta pesquisa é muito importante, pois, assim como há diversas Franquias incríveis no mercado, também existem verdadeiros golpes disfarçados de Franquia; ou, simplesmente modelos de Franquia destinados ao insucesso pela falta de padronização, de suporte, ou até mesmo pela falta de produtos de qualidade.
Dessa forma, não tenha pressa e nem tome esta decisão tão séria por impulso.
Análise da COF - Circular de Oferta de Franquia
Importante mencionar que toda Franquia deve possuir uma COF (Circular de Oferta de Franquia), que é, basicamente, um documento que apresenta todo o sistema de franquia e como ele funciona.
A entrega da COF ao candidato a Franqueado é feita 10 dias antes de qualquer pagamento e da assinatura de contrato. É uma obrigação legal da Franqueadora.
Dessa forma, se você não receber a COF, já vale ficar em alerta, pois é o primeiro indício de irregularidades na franquia.
Além disso, na COF devem constar diversas informações obrigatórias, as quais estão listadas no § 2°, do artigo 2º da Lei de Franquias.
E não é demais ressaltar que todos os requisitos previstos em Lei são muito importantes, e foram pensados justamente para evitar que franqueados tomem uma decisão equivocada.
Assinatura do contrato de franquia e escolha do ponto comercial
Com a assinatura do contrato e pagamento da taxa inicial, você deverá prosseguir para a escolha do local em que abrirá sua Unidade.
Vale mencionar que a Franqueadora irá definir o seu território de atuação e, dentro deste território, você deverá escolher o seu ponto comercial de acordo com os critérios definidos pelo sistema de Franquia que escolheu.
Assim, primeiramente, fique atento aos custos de aluguel e reformas necessárias. Estes gastos não devem ultrapassar o valor que planejou inicialmente, para não descapitalizá-lo antes mesmo da abertura do negócio.
E, por fim, avalie bem se o fluxo de possíveis clientes na região é suficiente para o seu negócio (algumas Franqueadoras fazem essa pesquisa, mas é sempre melhor fazê-la também por conta própria).
Início da sua Operação
Dedique-se integralmente ao seu negócio e esteja atento, desde o início, se a Franqueadora está cumprindo com todo o prometido.
Lembre-se que Franqueador e Franqueado possuem obrigações que devem ser cumpridas, diariamente, para o sucesso do negócio!
No entanto, caso perceba que o negócio não está como prometido na COF e no contrato de franquia, reúna o maior número possível de provas documentais e procure, o quanto antes, um advogado especialista no assunto.
Destacamos que não há uma fórmula exata sobre como abrir uma franquia e como obter uma franquia rentável e de sucesso, entretanto, tentamos, neste breve manual, resumir os principais pontos a se atentar antes de dar este importante passo.
E, com certeza, caso siga os tópicos acima, suas chances de êxito serão muito maiores!
E, claro, se tiver mais dúvidas de como abrir uma franquia, nossos advogados especialistas estão à disposição para auxiliá-lo nesta decisão.