Pedido de aposentadoria
Se você pretende se aposentar em algum momento, fique sabendo que o sistema previdenciário no Brasil funciona como um verdadeiro labirinto de burocracia quase interminável.
Fazer um pedido de aposentadoria pode levar muito tempo e se você deixar pra começar o processo apenas quando precisar dele então você vai com certeza ter muita dor de cabeça.
Nesse artigo vamos falar um pouco sobre como funciona o planejamento previdenciário e vamos explicar como funciona, quais são os benefícios de tomar a atitude de começar esse planejamento o quanto antes, para você possa começar a se preparar o mais rápido possível e consiga fazer o seu pedido de aposentadoria sem nenhuma dor de cabeça.
O que é planejamento previdenciário?
Em resumo, o planejamento previdenciário é um estudo, utilizando-se da legislação vigente e estratégia, oferecido para o trabalhador, para que seja estudada uma melhor forma de fazer o seu pedido de aposentadoria.
A ideia do planejamento previdenciário é, organizar todo o processo de forma adiantada, para que o trabalhador, tenha em mãos, todos os documentos necessários e consiga, saber a melhor forma de se aposentador , o tempo de recolhimento de suas contribuições e valores a serem recolhidos para maximizar os valores de aposentadoria.
Ou seja, o intuito é que, quando chegar o momento de fazer o seu pedido de aposentadoria, tudo já tenha sido estudado e planejado para o pedido de aposentadoria.
Quais as principais vantagens ao realizar um planejamento previdenciário?
Ao realizar um planejamento previdenciário, são analisadas as seguintes situações:
Aposentadoria especial
Existem certos cargos e profissões que dão ao trabalhador a opção de fazer um pedido de aposentadoria especial.
Nesses casos é possível que o trabalhador faça o pedido de aposentadoria antes do tempo normal, em razão destas profissões e cargos normalmente apresentarem algum tipo de risco ou dano a saúde e segurança do trabalhador.
Mas para fazer esse pedido de aposentadoria, é necessário ter em mãos os documentos específicos exigidos pelo INSS, para comprovar o tempo de trabalho nas funções que são específicas.
Desta forma, se você não se planejar e não possuir documentos específicos, o pedido de aposentadoria especial pode não ser considerado ou levar muito tempo para ser conseguido, de modo que você poderia ter a sua aposentadoria antes do que imaginava.
Contribuições controladas
No planejamento previdenciário, são calculados os valores de recolhimentos a serem realizados e os possíveis benefícios esperados, uma vez que, para uma aposentadoria com uma certo valor pretendido, os valores de contribuições são diferentes que vai fazer ao longo da vida.
Quando você começa a trabalhar, obrigatoriamente, a empresa vai fazer contribuições ao INSS em seu nome, como parte dos seus benefícios trabalhistas.
Mas com mudanças de empresas e de salário, essas contribuições podem variar bastante e, ao final de uma vida de trabalho, você pode acabar descobrindo que não têm contribuições o suficiente para receber uma aposentadoria que seja maior do que um salário mínimo.
Outro caso interessante é o excesso de contribuições. Você pode acabar contribuindo ao longo da vida inteira com o teto de contribuições de forma desnecessária.
Com a ajuda do planejamento previdenciário você vai ter acesso a todos os cálculos necessários para que você possa planejar o valor da sua aposentadoria antes de fazer o pedido de aposentadoria.
Mudança de país
Muita gente não sabe mas é possível levar o tempo de contribuição que você fez enquanto trabalhador de um país para outro.
Com a globalização cada vez mais em voga, não é incomum que trabalhadores depois de uma vida de esforço e contribuições, ter em mente que precisam escolher entre manter às contribuições que fizeram durante toda a vida ou se mudar e correr atrás de novos sonhos.
Com o planejamento previdenciário você vai conseguir acertar os detalhes para a sua mudança e levar a sua contribuição com você para fazer o pedido de aposentadoria em qualquer país da sua escolha.
Sem medo de ter perdido toda a contribuição que você fez durante os duros anos de trabalho.
Contribuição individual
Autônomos, ambulantes e outros tipos de trabalhadores informais, que não têm uma contribuição salarial automática, para garantir a aposentadoria ao final de uma vida de esforço.
Com o planejamento previdenciário você vai conseguir organizar todo o processo para ser um contribuinte individual.
Fazer suas contribuições de forma planejada, para que você possa da melhor maneira possível garantir que, o seu pedido de aposentadoria tenha fundamento e que, você consiga receber os benefícios necessários para em sua aposentadoria manter o padrão de vida.
Se você quer ter a possibilidade de se aposentar futuramente, mesmo não tendo um emprego formal, então você precisa de um planejamento previdenciário para que seja estrategicamente estudado um plano de período e valor de contribuição a fim de garantir isso futuramente.
Conte-nos seu caso
Leave a Reply